quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Deusa Tyche

Texto retiradado de Tales Beyond Belief 



Tyche, a Deusa grega da Fortuna e Sorte, associada com o acaso. Ela era uma Deusa do Destino e, portanto, ligada às Três Moiras na Mitologia Grega. Tyche foi muitas vezes adorada em cidades como o guardiã da boa sorte e prosperidade.
Se a qualquer momento, o comportamento de quem recebia suas bençãos fosse considerado orgulhoso ou arrogante, essa pessoa seria severamente repreendido pela Deusa Nemêsis. Os poderes de Tyche de concessão de favores excessivos à mortais, que depois ficam cheio de orgulho ou arrogância, são temperados por Nemêsis, a Deusa da Vingança e da "distribuição, aquela que cobra dívidas".

Quem foi Tyche?
Tyche era a Deusa grega da Fortuna e uma dos muitos Deuses e Deusas adorados pelos gregos antigos. O mito sobre Tyche tem sido transmitido através dos tempos e desempenha um papel importante na história do mundo antigo e no estudo dos clássicos gregos. Tyche foi associada com o mito de Oceanides, em que Ela foi descrita como uma ninfa mais velha, uma Deusa das nuvens celestiais, associada aos Titãs e personificada como as bênçãos da Boa Fortuna. Seu pai era o Titã Oceanus e sua mãe era Tétis. A Ela foi dada a imortalidade e os poderes de uma Deusa, por Zeus, depois que Ela ajudou a salvar Olimpo dos esquemas de Gaia durante a batalha contra os Titãs. Em histórias posteriores, Tyche era considerada filha de Hermes e Afrodite. Ela era adorada em várias partes da Grécia, mas mais particularmente pelos atenienses, que acreditavam em sua preferência especial para a sua cidade.

As crenças religiosas dos antigos gregos que se baseiam na ideia de que esses seres sobrenaturais se assemelhavam à mortais, mas possuíam grandes poderes mágicos e místicos.

Tyche personificava a combinação de acontecimentos aleatórios e circunstanciais que chamamos de sorte, fortuna, acaso, porém podendo serem bons ou ruins. O elemento de má sorte é refletido por palavras tais como desastre, infortúnio e azar, e considerando que a boa sorte e fortuna refletem o sucesso e prosperidade. Enquanto a sorte e o azar são vistos como duas manifestações separadas, elas são sempre vistas em Tyche, uma única Deusa.
No entanto, Ela é vista como inconstante em suas bençãos. Ela distribui presentes, a alguns, em um chifre da abundância, e a outros, Ela priva de tudo o que eles têm. Se uma pessoa teve sucesso em tudo o que empreendeu sem possuir nenhum mérito especial de sua autoria, foi dito Tyche lhe sorriu em seu nascimento. Se imerecida má sorte seguiu ao longo da vida, e seus esforços resultaram em fracasso, foi atribuída a sua influência adversa. Com o passar do tempo, outra Deusa surgiu chamada Eutychia que era a Deusa da Felicidade que possuía apenas os atributos positivos da Tyche.

Tyche tem sua contraparte romana, a Deusa Fortuna. Quando o Império Romano conquistou os gregos em 146BC, os romanos assimilaram vários elementos de outras culturas e civilizações, incluindo os Deuses e Deusas que eram cultuados pelos gregos antigos. Muitos dos Deuses e Deusas gregas foram, portanto, adotados pelos romanos, com nomes latinos.



Os Símbolos de Tyche
Cada Deus grego antigo e Deusa foram associados com símbolos especiais, animais e atributos. Os símbolos de Tyche ajudaram os gregos antigos a instantaneamente reconhecer os Deuses e Deusas que nas estátuas e imagens. Ela é descrita em várias formas, em algumas, há, em sua mão, dois lemes,  Ela pode aparecer com os olhos vendados ou em pé sobre uma bola ou roda, que são indicativos da inconstância da fortuna. Os símbolos da Tyche eram a roda, asas, o cetro, a cornucópia (corno da abundância), um globo, lemes de navios. Os significados dos seus símbolos foram como se segue:

  • Os dois lemes

Elas simbolizam a capacidade que Tyche tem para orientar ou guiar vidas em duas direções, criando a sorte ou o azar entre os mortais.

  • A roda

A roda simboliza a roda da fortuna.

  • O cetro

O símbolo de autoridade.

  • Asas

Suas asas simbolizado sua magia e o poder de voar.

  • Cornucópia (corno da abundância)

O símbolo de prosperidade e riqueza.

  • O globo

Movimentos com a globo simboliza a incerteza do acaso: por vezes para cima, às vezes para baixo.