domingo, 27 de agosto de 2017

Vaidade e amor próprio

Quem estuda os mitos gregos percebe que a vaidade é uma das coisas mais castigada pelos Deuses. Histórias como de Aracne e Narcísio refletem bem as coisas ruins que a vaidade gere na nossa relação com os Deuses.

"Ter vaidade e se gabar sobre algo é primeiro passo para você perder isso."

Porém, o amor próprio, que é algo vital na vida e no caminho de felicidade de alguém, por muitas vezes é confundido, erroneamente, com vaidade. Entretanto, há diferenças essenciais que aprendi com minhas Deusas (Hécate, Afrodite e Atena). Por exemplo, quando você se sente bonita, qual é o limiar entre vaidade e amor próprio? O limiar está na sua relação com as outras pessoas, por exemplo, se você gosta de uma pessoa mas ela não está nem aí para você, a vaidade faria você ficar abalado e com raiva dessa pessoa e do seus companheiros (ah mais eu sou mais bonita que fulana, porque ele fica com ela mas não fica comigo?). O amor próprio, nesse caso, seria: ah tudo bem, eu sou legal, mas se ele não me quer, é escolha dele, isso não afeta o quão me acho bonita.
Amor próprio seria se achar uma pessoa sensacional independentemente da reação dos outros. E sem se gabar por isso.
Muitas pessoas ficam em uma relação destrutiva e abusiva por vaidade. Por achar legal ter uma pessoa bonita ao seu lado (fulano é bonito e fulano é meu) e por isso não conseguir se livrar desses relacionamentos quando eles se tornam abusivos. Matando o amor próprio, se machucando por causa de uma vaidade, de uma pseudo posse sobre alguém.

Gostaria com esse texto, inspirar as pessoas e trazer a reflexão: as coisas que você faz? É por vaidade? Até onde vai o seu limiar entre vaidade e amor próprio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário