domingo, 5 de fevereiro de 2017

Hinos a Agathos Daimon

Retirado de RHB

"Agathos Daimon, tu sentas no canto de meu lar, na sombra fria da minha despensa, como escapaste do calor insuportável do impiedoso sol do Egito.

Tua presença é uma bênção, trazendo promessas de segurança e crescimento.
Tu não te importas com os hinos de longas folhas, plenos de louvores vãos, com os templos imponentes de estátuas douradas e com os sacerdotes que queimam custosos incensos em seu altar.
Tu estás bastante contente com a tigela humilde de leite que verto a ti, a cada manhã, e com os bolos de mel deixados em teu canto sagrado na Lua Nova.
Na maioria das vezes, tu desejas um lugar silencioso para dormir e ser deixado sozinho, enquanto cuidas de teus negócios serpentinos.
E por isso és generoso além da medida, mantendo meu lar seguro, minha família saudável, e meus armários bem abastecidos.
Não é de se surpreender que os homens te chamem de bom espírito, pois quem mais entre os Abençoados Imortais é mais gentil com os mortais do que tu?"

(do Sannion, traduzido por Alexandra Nikaios)

---


Agathos Daimon, Serpentino Espírito alojado em minha despensa, a quem ofereço parte do que como e a quem verto libações após o início da Lua Nova.
Companheiro constante, que me guarda a alma por todo o meu dia, és generoso com meu lar e com minha família, e abasteces onde guardo meus haveres.
Porque és 'agathos', porque és bom, e refletes a bondade em que devo espelhar minha vida, conceda-me a continuidade de nossa amizade e mantém a prosperidade em meu lar.
Que não nos falte alimento, físico e espiritual, e que eu sempre tenha o que compartilhar contigo e com os meus.
Aquece nosso estômago e nosso coração, e, junto a Héstia, promova a união de nossa família em torno da mesa.
E que tenhamos saúde e disposição para andarmos sempre junto a ti.

(Alexandra Nikaios)

---

"Dê-me toda a graça, toda a realização, porque tu é aquele que traz o bem, o espírito bom, que está ao lado de Tyche. Dê, pois, meios e realizações a esta casa, tu que dominas a esperança. Aion rico, sagrado e bom Daimon, traga a realização e incline-se a mim com todas as graças e expressões divinas. "
- PGM IV. 3125-71 (tomado de Themis, p. 296, atribuído a Esquilo).

--- 
Obs: Hino ao daimon, não necessariamente ao Agathos Daimon.

Hino Órfico ao Daimon - LXXII

Com fumigação de incenso.
Tu, temido e poderoso governante, eu invoco, gentil Jove (Zeus), que traz a vida, e que é a fonte de tudo.
Grande Jove (Zeus), errante, terrível e forte, a quem vingança e torturas pertencem.
A humanidade, de ti, de muita riqueza abunda, quando em tuas moradas se encontra alegre, ou passa a vida aflita e angustiada, pois os meios necessários de bem-aventurança são concedidos por ti.
É teu é somente o suporte e a força ilimitada, para manter as chaves da tristeza e do deleite.
Ó divino, bendito pai, ouve a minha oração, dispersa as sementes de cuidados da vida.
Com a mente favorável, os ritos sagrados atenda, e conceda, a meus dias, um glorioso e um abençoado fim.

Retirado de Theoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário