terça-feira, 8 de março de 2016

Como fazer uma devoção

Texto retirado e traduzido de Templo de Hécate

Eu quero fazer uma devoção!

Vamos ver algumas orientações simples para manter em mente, além de levar Hécate como a divindade devocionada em nosso exemplo.
1. Quem é ela ? Vamos começar, sempre, por saber a quem estamos devocionando. Antes de começar a trabalhar com Hécate, ou qualquer outra divindade, recomendo que você investigue sua figura por meio de algumas perguntas, que você deve perguntar a si mesmo : Quem é Hecate? Quais são os suas questões? O que os seus mitos dizem? Quais são os seus atributos? Quais foram os seus epítetos? Como isso vai funcionar? Quando eu penso nisso, eu tenho que ter em mente que os Deuses vieram para nós passados ​​por um filtro social e cultural, mas sua história tem sido diferente, tem evoluído e tem sido alterada. É importante certificar-se claramente que essa é a divindade que você quer devocionar. Uma boa maneira é tomar seus títulos e seus epítetos, ler sobre eles, e decidir que aspecto você quer trabalhar. Nesse aspecto, uso invocações antigas, como os hinos. Uma obeservação: quase todos as religiões têm divindades semelhantes, mas cuidado! Isso não significa que elas são as mesmas. Estude, assim você pode identificar para que lado está indo o seu trabalho. Nosso conhecimento está cheio de Deuses sincretizados, ou que damos alguns valores gerais, sem entrar em coisas específicas. Um exemplo claro é Afrodite. Nós acreditamos que é a Deusa grega do Amor, mas Afrodite governa muitas coisas e, na verdade, seria mais correto dizer que era a Deusa grega da luxúria, beleza, sexualidade e reprodução; e ainda estamos aquém do esperado. Tente pesquisar além do que aparece sempre, nada é menos básico que uma Divindade.
2. Por que? É verdade que, nos últimos meses, muitas pessoas estão tornando suas obras devocionais públicas, o parece que se tornou uma moda. Tire um tempo para perguntar-se novamente as seguintes perguntas: Qual é a relação entre Ela e mim? Por que a Deusa me pede este trabalho devocional? Devo-lhe alguma coisa? Estou preparado para esta devoção, para colocar minha vida de cabeça para baixo (porque acredite em mim isso vai acontecer)? Os Deuses não suportam alterações ou reembolsos sobre a questão das devoções. Não é esperado nada de você antes de que se comprometa com qualquer coisa. Analise lentamente o quer fazer e porque. Você pode sentir que Hécate está pedindo-lhe um lugar em sua vida, ou simplesmente achar que deve fazer isso. Todas as respostas são válidas, mas certifique-se de saber por que você quer fazer este trabalho. Isso vai ajudar a planejar todo o resto, desde o caminho da devoção, a duração, o seu envolvimento, o tempo e outros aspectos a serem discutidos mais tarde.
Uma Divindade pode te chamar para um trabalho devocional e você tem que dizer se deve ou não fazer naquele momento. Uma maneira simples de dar essa resposta é pedir um prazo para pensar, e na data, você deve responder acendendo uma vela para dizer sim ou não. De qualquer forma, não se esqueça de se perguntar por que ou por que não fazer este trabalho, além de tudo o que isso implica.
Se decidiu devocionar a Deusa, agora é considerar todo o resto.
3. Planejamento.
Você tomou uma decisão e agora é a hora de moldar o que deve fazer. Aqui continuamos a perguntar, porque nós temos que definir muito claramente a execução.
3.1- Quanto tempo vai durar?
A devoção pode durar um mês e um dia, um ano, três meses, seis semanas ... o tempo de fato não é importante, porque todas os períodos são válidos. Mas se esta é sua primeira devoção, comece com um período curto e acessível, você pode renová-lo mais tarde ou prorrogar os referidos prazos gradualmente. Muitas pessoas dizem "Eu vou fazer uma devoção ao longo da vida." Tem certeza? Eu não estou dizendo que não é uma opção, mas para começar é simplesmente demais. Você vai ter outros compromissos em sua vida, e a devoção não pode ser esquecida ou deixada de lado. Ambas as partes devem chegar a um acordo, que deve ser respeitado. Cuidado para não faltar com sua palavra.
3.2 - O que vai consistir? São muitas opções neste caso, consideremos novamente algumas questões básicas sobre este ponto: Que tipo de devoção quero a fazer? Que tipo de devoção esta Divindade me pede? Posso chegar a um acordo com a Divindade em minha devoção? Uma oferenda não tem que ser sempre algo físico, Divindades gregas aceitam muito bem uma variedade de alimentos como oferta, mas talvez você esteja procurando mais o que fazer. É importante entender que existem oferendas de muitos tipos: orações, trabalhos mágicos, trabalhos de cura, rotinas diárias, artesanato, momentos da vida cotidiana, incenso, frutas, símbolos ... O importante é que você dê o que você prometeu dar, a afinal é um compromisso.
Diga "eu vou fazer isso, e se eu não puder fazer isso, vou compensar de outra forma". Deixe muito claro o que, como e quando. Você pode fazer um esboço destas ideias e ir mudando algumas coisas, que refletam sobre o seu trabalho devocional, além de ir obtendo inspirações. Pergunte a si mesmo também se, além de honrar a Deusa, você deseja focar a energia de seu trabalho em algo mais parecido com o um caminho espiritual, com o seu desenvolvimento pessoal ou com a sua vida. Mas mantenha isso em mente: Se você estiver indo para focar seu trabalho em uma coisa, defina novamente e deixe muito claro o que você está procurando, porque assim não haverá surpresas (sendo assim um pouquinho mais controlável)Explique o que você quer, e Ela vai dar o que você pediu, se você for digno.
Mais uma vez, cuidado. Devoção não é exatamente uma promessa, mas é bastante semelhante no sentido em que não podemos deixá-la de lado. O que você vai fazer se você ficar doente? E se você sair de férias? Organize tudo o que você faz e se comprometa com alguma forma
de recuperar o que você não pôde fazer por qualquer motivo.
3.3- O que eu preciso? Agora que está tudo claro, é necessário mais algumas coisas. Já disse que você vai precisar de uma invocação. Você  poder escrever sozinho, e lembrando, as palavras dos outros podem ser bonitas, mas elas nunca transmitem o que você sente em seu coração e o que você realmente quer expressar. Porém, isso não quer dizer que você não possa usar as palavras dos outros que ressoam em você, mas escrever a sua própria invocação é uma boa maneira de se fazer este trabalho. O que eu posso escrever? Oh, esta é a questão. Use o título ou epíteto que você escolheu e reze para esse lado da Divindade. Porque quanto mais nós fecharmos o círculo, delimitarmos, maior vai ser a probabilidade de se achar a energia que estamos procurando.
Eu tenho a minha invocação, estou pronto? Eu creio que não. Nós precisamos de um altar. Por favor, note que devemos cuidar do nosso altar, além de fazer uma pequena consagração sobre ele. Devemos gastar tempo nesse espaço, nos preparar, além de nos permitir conectar com as energias da Divindade que estamos devocionando. Este altar pode ser, em muitos aspectos, a forma de você mostrar o você sente pela Deusa, o que é realmente importante. Coloque ofertas, acenda velas e incenso, mantenha ele limpo, afinal ele é a casa de Hécate em nossa casa.
Agora que eu tenho a minha invocação e as coisas que preciso para meu altar, estou pronto? Não. Agora vamos projetar o ritual em que você se apresenta à Hécate, além de estabelecer padrões de trabalho. Como você já se perguntou, muitas coisas neste período de criação do seu trabalho devocional vão ser fáceis de projetar. Quando? Onde? Defina todos os aspectos, porque só você pode fazer este ritual. Eu não digo que não possa convidar quem quiser para acompanhá-lo, mas reflita, este trabalho é seu. Você prepara o espaço, você prepara o altar, você deve preparar as oferendas, você invoca a Deusa, é você e somente você, você faz o que você tem que fazer. É a sua aliança, entre você e Ela, algo muito pessoal. Na Wicca, todos os rituais têm um corpo mais ou menos igual, se você seguir um outro ramo do Paganismo, eles tomam a forma de trabalho que você normalmente usa ou com o qual você se sente mais confortável. Eu gosto das técnicas tradicionas e antigas dos gregos. Ninguém pode dizer-lhe como exatamente é esse ritual, mas algumas coisas nós sempre temos que ter em mente: o tempo, o lugar e o processo. Tudo isso ajuda a concentrar a energia na direção certa. Você pode querer adicionar uma meditação ou exercícios antes de começar. Além disso, você pode fazer uma purificação antes. A coisa mais importante é ter todo o processo transparente.
Quando você decidiu tudo isso, é o tempo para chegar a ele.
4. A aplicação
Se você chegou até aqui, você só tem que colocar em prática o ritual que você projetou.Quando você se dirige à Deusa, faça-o com respeito, afirme suas ideias e o que você quer fazer, não tenha medo de explicar com suas próprias palavras o processo a ser feito, o que você deseja com este trabalho e onde você quer chegar.
Outra coisa importante é que você estabeleça um canal de comunicação com Ela, isso pode ser por meio de Oráculos, por meio de sinais como letras ou pêndulos ... as opções são muitas, mas certifique-se de escolher um caminho com o qual seja possível se comunicar. Alguns esperam um sinal de conformidade da Divindade para continuar com o seu trabalho, mas cada caso é único.
Algumas pessoas fazem um caderno como obra devocional, esta é uma boa ideia, pois depois facilita refazer seus passos, além da facilitar em suas pesquisas posteriores. Você pode anotar nele todas as suas descobertas e suas pesquisas. Faça seu Livro das Sombras (mesmo que online).

Nenhum comentário:

Postar um comentário