sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Rituais greco-romanos

Muitos pagãos seguem a tradição Wicca, porém ela é muito recente e muito ligada ao culto dos Deuses Celtas e Druidas. Como nossos Deuses são gregos resolvi pesquisar como eram seus ritos na Antiguidade. A primeira coisa é relacionado ao calendário, os dias são contados a partir do por do sol do dia anterior. Eu determino (escolha pessoal) como dia de Deipnon o dia de Lua Nova, a noite que está depois do aparecimento dela. ( eu uso esse calendário para determinar a hora de aparecimento da Lua Nova: http://www.calendario-365.com.br/lua/fases-da-lua.html ). Para o calendário de ritos anuais eu sigo o do RHB . Mas não sigo tudo, apenas o Trio da Noumenia, as Libações aos Deuses que cultuo e por enquanto a Panathenaia.
Em relação à aproximação aos Deuses, os rituais greco-romanos eram muito em torno de um sacrifício e eram muito estritos (se errasse algo perderia tudo o ritual). O que é diferente da visão monoteísta que Deus quer fé, para o nosso Panteão, os sacrifícios eram mais bem aceitos. Normalmente eram sacrifícios de animais, onde a gordura e os ossos eram destinados aos Deuses e os participantes comiam a carne. Acho que na modernidade o sacrifício animal é menos bem visto, até mesmo um tabu. Eu, em meus ritos, prefiro oferecer frutas, chocolates, bolos, libações ou oferendas votivas, se for um sacrifício e se for bem intencionado os Deuses vão gostar também. Ou talvez se quiser ser mais próximo, pode-se ofertar um churasco com a carne à Eles (normalmente eram cabras que eram sacrificadas, mas algumas vezes eram bois).

Nenhum comentário:

Postar um comentário