segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Deturpação das imagens das Deusas

Estudando a transformação das Faces das Deusas durante a história, percebo que, quanto mais o tempo passa, mais seus cultos são deturpados. A exemplo, temos Hécate, que de Deusa Benevolente, Lunar e Universal, se tornou a feiticeira, maligna e infernal. Outro exemplo é Afrodite, que de Deusa da Fertilidade, passou apenas para questões menores do Amor mundano. Hera também, que Rainha dos Deuses, ficou muito mais marcada nos mitos como apenas a Esposa ciumenta.
Não pesquisei isso, são apenas reflexões que me ocorreram durante os meus cultos, e posso dizer que tenho uma ligação muito mais forte com os aspectos mais "antigos" das Deusas, uma ligação bem mais forte com a Hécate descrita por Hesíodo (como pode ser visto aqui) e com a Afrodite em seus amplos domínios do Amor e da Fertilidade.

Acredito que com o advento das sociedades mais "civilizadas" e machistas, progressivamente, Elas foram perdendo seus aspectos mais poderosos e universais. Essa perda foi ainda mais acentuada com o advento das religiões monoteístas.

Falando sobre as religiões monoteístas, e principalmente sobre a cristã, percebe-se que muitos dos seus mitos foram herdados das Religiões Antigas, como o próprio mito da ressuscitação, que não é uma grande novidade, vide o Hino Homérico a Deméter.

Venho com esse texto, apenas tentar trazer aos meus colegas pagãos, a necessidade que é pesquisar mais as raízes históricas de nossas Deusas, pois suas histórias são extremamente ricas e iluminam o nosso caminho e o nosso culto a Elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário