terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Hinos a Hécate

Palavras de Hécate
Retirado de Mystic Moon Crow

Eu sou a Deusa Escura, eu sou Hécate.
Eu sou a Escuridão que está atrás e abaixo das de todas as Sombras.
Eu sou a ausência de ar que está no fundo de cada respiração.
Eu sou o Final antes que a Vida comece outra vez.

Donzela, Mãe, Anciã... Eu sou todas essas e muito mais.
Sempre que precisar de alguma coisa, chame-me.
Eu estou aqui...
Porque eu vivo dentro de todos.
Mesmo no mais escuro dos tempos, 
quando parece que não há uma única faísca para aquecê-lo 
e a noite parece mais escura, 
estou aqui ...
Observando e aguardando para crescer, dentro de você, 
em Força e em Amor.

Venha a mim e veja o que não pode ser visto
e enfrente o terror que é seu somente.
Nade até mim através dos Oceanos mais escuros,
até o centro de seus maiores medos.
Vou mantê-lo seguro.
Grite para mim em terror 
e seu será o Poder de Forbear. 

Busque-me dentro e fora e você será forte.
Me conheça.
Se aventure na escuridão, para que assim você possa se despertar 
em Equilíbrio, Iluminação e Completude.
Leve meu amor com você em todos os lugares.
E encontre o Poder Interior,
para ser quem você deseja ser.
Pois eu sou aquela que está no início de tudo e no final de todos os tempos.

Obs: Eu gosto de usar esse texto mas como uma oração, assim sendo, eu troco a pessoa do texto, de Hécate me falando para eu falando a Ela.
Obs 2: Forbear: evitar fazer coisas, fortalecendo especialmente o controle, o bom julgamento e a bondade.

Hino Órfico a Hécate

Hécate dos Caminhos, eu a invoco, amável Senhora das Encruzilhadas Trívias,
celestial, do Mundo Inferior e marinha, Senhora do manto cor de açafrão.
Sepulcral, que celebra os Mistérios de Baco entre a alma dos mortos.
Filha de Perses, amante da solidão, que se alegra em cervos.
Noturna, Senhora dos cães, Rainha invencível.
Aquela por quem as bestas uivam, desarmada, que tem forma irresistível.
Pastora de touros, guardiã das chaves de todo o Universo, mestre, guia, donzela, nutriz de jovens, andarilha das montanhas.
Suplico, Donzela, que esteja presente nestes ritos sagrados, sempre concedendo a sua graça.

Clique aqui para ver o vídeo do hino em grego, cantado pela Álex, com melodia de Melissa G. (fonte: site RHB )

Retirados de: Hermetic Fellowship
Em grego: 

Einodian Hekatên, klêizô, Trihoditin Erannên,
Ouranian, Chthonian, te kai Einalian, Krokopeplos.
Tymbidian, Psychais Nekyôn meta bakcheuosan,
Perseian, Philerêmon, agallomenên elaphoisi.
Nykterian, Skylakitin, amaimaketon Basileian.
Thêrobromon, Azôston, aprosmachon Eidos echousan.
Tauropolon, Pantos Kosmou Klêidouchon, Anassan,
Hêgemonên, Nymphên, Kourotrophon, Ouresiphoitin.
Lissomenos, Kourên, teletais hosiaisi pareinai,
Boukolôi eumeneousan aei kecharêoti thymôi.

Hino a Hécate (Teogonia, vv.404-452)
Retirado de RHB

Febe entrou no amoroso leito de Coios e fecundou a Deusa, o Deus, em amor,
Ela gerou Leto de negro véu, a sempre doce, boa aos homens e aos Deuses Imortais, doce desde o começo, a mais suave no Olimpo.
Gerou Astéria de propício nome, que Perses conduziu um dia a seu palácio e desposou, e fecundada, pariu Hécate, a quem mais Zeus Cronida honrou e concedeu esplêndidos dons, parte na terra e no mar infecundo.
Ela também do Céu Constelado partilhou a honra e é muito honrada entre os Deuses imortais.
Hoje ainda, se algum homem sobre a terra, com belos sacrifícios conforme os ritos propicia e invoca Hécate, muita honra o acompanha facilmente, quem a Deusa propensa acolhe a prece.
De todos que nasceram da Terra e do Céu e que receberam honra, de todos obteve um lote; nem o Cronida violou, nem a despojou do que Ela recebeu entre os antigos Deuses Titãs, e Ela tem como primeiro no começo, quando houve a partilha.
Nem porque Filha Única menos partilhou de honra e de privilégio na terra, no céu e no mar, mas ainda mais, porque honra-a Zeus.
A quem quer, grandemente dá auxílio e ajuda, no tribunal senta-se junto aos reis venerandos, na assembléia, entre o povo, distingue a quem quer. É quando se armam para o combate homicida, os homens, aí a Deusa assiste a quem quer e propícia, concede vitória e oferece-lhe glória.
Diligente quando os homens lutam nos jogos, aí também a Deusa dá auxílio e ajuda, e vencendo pela força e vigor, leva belo prêmio facilmente, com alegria, e aos pais dá a glória.
Diligente entre os cavaleiros, assiste a quem quer, e aos que lavram o mar de ínvios caminhos e suplicam a Hécate e ao troante Treme-Terra, fácil, a gloriosa Deusa concede muita pesca ou surge e arranca-a, se o quer no seu ânimo.
Diligente no estábulo, com Hermes aumenta o rebanho de bois e a larga tropa de cabras e a de ovelhas lanosas, se o quer no seu ânimo, de pouco avoluma-os e de muitos faz menores.
Assim, apesar de ser a Única Filha de sua Mãe, entre Imortais é honrada com todos os privilégios.
O Cronida a fez Nutriz de Jovens que, depois dela, com os olhos viram a luz da multividente Aurora.
Assim desde o começo é Nutriz de Jovens e estas as honras.  


Hino de Proclus a Hécate e Janus.


Retirado de Olympianismos

Salve, Mãe dos Deuses, de muitos nomes,
cujos filhos são justos.
Salve, poderosa Hécate, Senhora do Limiar.
E salve também, antepassado Janus e Zeus imperecível.
Salve Zeus, o mais poderoso.
Guie o curso de minha vida com sua luz luminosa,
e a torne carregada com coisas boas.
Conduza a doença e o mal para longe de meu corpo.
E quando minha alma se enfurecer com coisas mundanas,
purifique-me com seus rituais que mexem na alma.
Sim, dê-me sua mão, eu rezo,
e revela-me os caminhos da orientação divina que desejo.
Então, eu olharei para aquela preciosa luz,
com a qual eu posso fugir do mal de nossa origem escura.
Sim, dê-me sua mão, eu rezo,
e quando estiver cansado, leva-me para o refúgio de piedade com os seus ventos.
Salve, Mãe dos Deuses, de muitos nomes, cujos filhos são justos.
Salve, poderosa Hécate, Senhora do Limiar.
E salve também, antepassado Janus e Zeus imperecível.
Salve Zeus, o mais poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário