segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Afrodite, Astarte e Ishtar

Estava recentemente as ligações entre Afrodite, Astarte e Ishtar. Tanto Astarte quanto Ishtar são considerada como Grandes Deusas Mães, Senhoras da Fertilidade, do Amor, da Sexualidade, da Beleza, e até mesmo da Guerra. Ambas são consideradas como as principais Deusas de seus panteões, o Fenício e o Mesopotâmico respectivamente. Afrodite então seria a representação dessas Deusas no mundo grego, Deusas as quais os cultos teriam sido levados à Grécia por mercadores e comerciantes. Todas as Deusas eram relacionadas ao planeta Vênus, ou a Estrela da Manhã. Astarte tinha grande influência sobre toda a região do Oriente Médio, sendo venerada por muitos povos, inclusive os judeus antes de virarem monoteístas.

A descoberta dessa ligação para mim foi muito importante, pois, desde o início do meu culto a Afrodite, sentia seu Amor, como o Amor Criador da Vida, aquilo que faz as coisas se unirem para criar novas coisas. Não tanto como o Amor Sexual que alguns acreditam que é o único Amor que Afrodite proporciona. Afrodite, em sua origem, está intimamente relacionada à fertilidade, uma vez que o seu próprio nome, tem relação com seu nascimento da espuma do Oceano, e traz uma relação com a umidade que permite a vida crescer na terra.

Acredito que a relação de Afrodite com a fertilidade da terra não tenha sido tão explorada na cultura grega devido à presença de outras divindades, como Gaia e Deméter, que tinham esse papel.

Aqui estão alguns link que tem informações legais sobre as Deusas Astarte e Ishtar:

Ancient Spirituality
Thalia Took
Angel Fire

Nenhum comentário:

Postar um comentário