terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Hécate no Mistério de Elêusis

O Mistério de Elêusis é um culto fechado, em que você precisava ser um iniciado, que ocorria na Grécia, na cidade de Elêusis, a 15 quilômetros de Atenas. O Mistério tinha como base a história do Rapto de Perséfone, e ele garantiria uma melhor vida após a morte para os seus iniciados. As principais divindades desse culto eram Perséfone (que vai ao Mundo Inferior e retorna), Deméter (a mãe, Senhora da Fertilidade, que durante o tempo que sua filha passa no Mundo Inferior, não permite que a terra produza nada, ou seja, o inverno) e Hécate (Deusa que guia Pérsefone em sua jornada ao Mundo Inferior e em sua volta ao Mundo dos Vivos).

O mito do Rapto de Perséfone é a explicação grega para as estações do ano, mas nos Mistérios de Elêusis, ele é utilizado para uma rituais que representam a Vida, a Morte e o Renascimento.

Nesse sentido, Hécate, que no mito e nos Mistérios tem um forte papel de Guia, é aquela que permite a decida ao Mundo Inferior, não só de Perséfone, mas também dos iniciados, para que eles possam encarar seus medos, aquilo que eles não querem ver, para que possam enxergar os segredos que permeiam a Vida, a Morte e principalmente o Renascimento. Hécate é aquela guia as almas pelos Mundos Escuros, aquela que permite que cada um encontre sua sombra, e que desses encontros e jornadas, possam se tornar pessoas mais iluminadas e conscientes. Ela é a Portadora das Tochas, que Iluminam os Caminhos e que guia pelo os momentos mais escuros. Sua Luz é aquilo que Renovam as Esperanças, quando a Noite parece mais escura, sua presença faz que a força para continuar cresça dentro de cada pessoa.

Aqui estão alguns links que achei interessantes para aprender mais sobre o Mistério de Elêusis.

The ritual path os initiation into the Eleusinian Mysteries (onde o autor dá detalhes da cerimônias realizadas para a iniciação)

Academy Sacred Geometry

Dave Fredrick's Summary of the Eleusinian Mysteries.






Nenhum comentário:

Postar um comentário